quinta-feira, 30 de junho de 2011

ZEN O FILME







Sinopse: Baseado na vida Dogen Zenji (19 de Janeiro de 1200 – 22 de Setembro de 1253), um professor japonês de Zen Budista, fundador da escola Zen de Soto e filósofo importante. Abrir mão de tudo, rendendo-se ao fluxo da natureza e somente sentando-se em meditação. Isto é a essência do Budismo Zen de Dogen. 
No 13º século, Dogen, um jovem monge japonês viajou à China, determinado a encontrar seu verdadeiro mestre. Lá ele encontrou um monge que lhe ensinou que a meditação Zen é o verdadeiro e único caminho à iluminação. Voltando, esclarecido, ao Japão, Dogen arriscou a sua vida para divulgar o Budismo Zen, inspirando milhões de budistas que praticam ao redor do mundo hoje. comentário : É um filme bonito e muito artístico, mas toca também em questões polêmicas. 
Passado num período bastante conturbado, quando a palavra paz não era conhecida por todos no Japão. Há críticas sociais, ao "clero" que desfrutava de poder ao lado dos governantes, a prostituição, pobreza e guerras assolavam o país. 
Surge nesse período um monge que começa a pregar uma forma diferente do Budismo praticado pela nobreza, desafiando-os. Este é Dogen do filme. 
Mas o filme não agradará a todos os budistas, daí uma irônica semelhança com o cristianismo, que também teve o seu momento da reforma protestante na Europa século depois das "reformas protestantes budistas" ocorridas no Japão. 
Digo que não agradará, pois nem todos os budistas seguem a Escola Zen, meus avós por exemplo seguem a Escola Shin pregada pelo mestre Shinran - contemporâneo de Dogen, o personagem principal deste filme. 
Shinran também foi um monge rebelde que desafiou os poderosos da época. Um outro monge neste mesmo período também surgiu: o mestre Nichiren, que também ensinou uma outra forma de Budismo. 
Os três ensinaram o Budismo de forma meio diferente, com métodos distintos para o alcance da iluminação. Voltando ao filme: outro ponto forte é a fotografia, a trilha sonora também casa muito bem em todos os momentos. Uma rápida cena com conotação visível de sexo da prostituta Orin, vivida por Yuki Uchida poderá surpreender alguns, mas isto jamais nivela a produção para baixo. 
Ao contrário, torna a trama mais forte e dramática para a personagem, que desiste de sua antiga profissão e segue o caminho da iluminação. Provando que o Budismo pode salvar a todos.
LEGENDADO RARO - FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL


venda em www.crescimentoesabedoria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário