sábado, 16 de julho de 2011

DICA DE FILME ESPECIAL - LIÇÃO DE VIDA.



"Maria Montessori - Uma vida dedicada às crianças", cinebiografia de Maria Montessori (1870-1952), médica, educadora e pedagoga italiana que criou um método educacional revolucionário. Esta minissérie conta com uma excelente atuação de Paola Cortellesi no papel principal. Nos extras, depoimento da Profª. Heloísa Pires, educadora e escritora. Acompanhe os principais momentos da trajetória de Montessori - a graduação em medicina, a militância feminista, o trabalho pioneiro com crianças deficientes, a fundação da "Casa das Crianças", a relação com o filho Mario, entre outros.

Elenco: 
Paola Cortellesi, Massimo Poggio, Gianmarco Tognazzi, Alberto Cracco, Alessandro Lucente
Diretor: Gianluca Maria Tavarelli


Quando as crianças iam à escola, antes da última virada do século, encontravam um lugar detestável, cheio de normas e regras. Eram obrigadas a ficar sentadas em longas filas de carteiras e não podiam se mexer sem permissão. Os materiais eram limitados e se aprendia como os papagaios, repetindo com o professor até gravar a lição na cabeça.

Maria Montessori foi a primeira mulher a se doutorar em medicina na Itália, estabelecendo um precedente. Essa mesma inteligência e determinação a levaram a transformar a sala de aula num lugar onde as crianças eram tratadas como “pessoas” que queriam aprender e eram capazes de fazê-lo no seu ritmo próprio. Maria Montessori foi trabalhar com crianças excepcionais, na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma. Em 1907, abriu a primeira casa para crianças normais em idade pré-escolar, onde colocou em prática os métodos pesquisados com alunos deficientes. O sucesso da primeira experiência fez com que a educadora, baseada em seu livro, O Método da Pedagogia Científica, de 1909, abrisse outras escolas. Foi uma verdadeira revolução na educação infantil. Considera o aprendizado uma experiência individual que deve valorizar a capacidade criativa do aluno. Ela deu à sala de aula a aparência que conhecemos hoje: Tudo na sala de aula é voltado para esse objetivo: mesas e cadeiras pequenas, pintadas em cores vivas, e material prático para o ensino das disciplinas. Maria Montessori prezava também a chamada “educação cósmica”, humanizante, e a auto-educação. Seu método é usado como referência, até hoje, em escolas infantis do mundo todo.
A Filosofia Montessoriana deve ser reconhecida por ser um começo, a busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção da educação do futuro.

Considerando as grandes possibilidades existentes na criança e a sua enorme importância para a humanidade, Montessori passou a examiná-la mais de perto, buscando um modo de contribuir para o seu desenvolvimento. Tinha uma certeza: devia ser criada uma ciência prática para ajudar esta capacidade potencial.

Missão

O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação. A missão pedagógica de Montessori é tirar proveito do desejo natural da criança de aprender, com intervenção mínima do professor, alcançar metas, o trabalho pedagógico é pensado para formar um cidadão capaz e competente e que seja sujeito do mundo em que vive. O importante é SER, SABER, CONVIVER, E SABER FAZER. Visando preparar os alunos para serem cidadãos atuantes, agentes de transformação da sociedade, para torná-la mais justa e solidária.

Tarefa

Atividades: realizadas de três formas, individual; em pequenos grupos de, em média, três alunos; e coletivos, com todos.

IMPORTANTE:
refletir sobre o que se faz; aprender a partilhar; respeitar e ser respeitado; ter prazer em aprender; apreciar boa música e literatura de qualidade; estar a par da tecnologia da informática; desenvolver boa atitude de estudante; agir com autonomia e trabalhar com solidariedade e parceria; sensibilizar-se com uma obra de arte; conhecer os limites do próprio corpo; fazer uso do raciocínio lógico e matemático.

A maior tarefa da Escola...
Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.

Processos
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função de educação favorecer esse desenvolvimento.

Os estímulos externos formam o espírito da criança, precisando portanto ser determinados.
Assim, na sala de aula, a criança é livre para agir sobre os objetos sujeitos a sua ação, mas estes já está preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais desenvolvidos por Montessori.
- é agindo que a criança adquire conhecimentos.
- através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes, a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso.
- a auto-confirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente.
- intervenções indevidas dos adultos comprometem a aprendizagem.
- cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado.
certos comportamentos - particularmente o de observação - tornam aprendizagens posteriores, possíveis ou mais fáceis de serem adquiridas.
- certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.
com educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo e confiança.
- com atenção especial à educação social, dando orientações para a inclusão de crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade individual e a necessidade do grupo.
Desta forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes. É uma verdadeira revolução na educação infantil. Considera o aprendizado uma experiência individual que deve valorizar a capacidade criativa do aluno.

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