Artigo emviado por ROSAVERMELHA do grupo PODER DA MENTE
O Significado das Mandalas: Mandala é um termo sâncrito para designar diagramas ou círculos. Pode ser constituída de múltiplas formas geométricas, com simbolismos gráficos e cores. A mandala, que pode se apresentar em moldura quadrada, é um instrumento muito utilizado em rituais e em vivências para o autoconhecimento. Toda mandala possui harmonia de formas que circundam um ponto central, que deve ser observado, sendo este, representativo da divindade. Repleta de simbolismos, traz à tona os aspectos divinos do nosso ser. São numerosos os conceitos, formas, interpretações e simbologia que se aplicam às mandalas. Para os orientais o alvo a ser atingido é sempre o da iluminação divina. Visualizar o centro de uma mandala auxilia a percepção psíquica na meditação. As mandalas estão em toda parte, nos olhos, nas frutas, nos ciclones. Mandala é uma a representação do universo e de tudo que há nele. Os círculos sugerem o infinito, o ventre, o eterno…
As Mandalas no Budismo Tibetano
Os monges tibetanos criam imagens para lembrar o ciclo da vida e da morte. No Tibet, leva-se anos de preparação e treinamento para Adquirir habilidade e conhecimento para criar uma mandala. Tanto no budismo como no hinduísmo, as mandalas são usadas como auxiliares na meditação. O objetivo da meditação é unificar-se e encontrar-se com a divindade interior, as mandalas são portas de acesso a esse fim.
As Mandalas no Ocidente
Existe uma tradição de círculos de cura no ocidente. Um simbolismo pode ser observado nas pinturas nativas do índio americano, nas rodas medicinais e escudos de guerra. As rodas medicinais representam o universo, a mudança, a vida, a morte, o nascimento e a aprendizagem. O grande círculo é a hospedaria de nossos corpos, mentes e corações. Na Europa, as mandalas herméticas, apesar de desenhadas linearmente, podem ser também circulares.
A Numerologia da Mandala
Mandala, do modo como a escrevemos, tem relação com o “1” na numerologia, 4(m)+1(a)+5(n)+4(d)+1(a)+3(l)+1(a)=19,19 = 1+9=10=1). O um remete ao uno, à perfeição, à unidade, à individualidade, à concentração de energia em um ponto único e central. Tudo tem sua origem no centro, tudo se desenvolve de dentro para fora e, da mesma forma que a fruta encerra em seu interior a semente com potencial para uma nova árvore. Há no centro de cada ser humano, a semente para um novo homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário